O Bem e o Mal



Certa vez eu ouvi alguém dizer que é preciso existir o conflito do bem e do mal dentro da mente humana para que se possa decidir  que caminho seguir. O que é certo ou errado é uma questão extremamente relativa, depende dos sentimentos que você tras cristalizado desde de a formação, e consolidado na vida adulta.

Sempre nos deparamos com escolhas e nem sempre temos a certeza de que essa ou aquela é a que nos trará maior satisfação. Imagina se pudessemos viver as duas opções, ou seguir os dois caminhos e no final escolher aquele que nos traria maior felicidade. Seria perfeito? Ou seria tedioso?

A grande verdade é que todo ser humano tem um pouco de bem e um pouco de mal em si,  temos que aceitar  que cada um de nós vivencia um conflito pessoal de idéias que nos faz agir muitas vezes de forma duvidosa. 

Acredito que seja de enorme importâcia a busca pelo auto-conhecimento. Sabe porque? Quando buscamos esse encontro com nós mesmos somos capazes de compreender melhor o que nos afeta.

Se temos conhecimento da medida do que é necessário para nossa vida,e conseguimos identificar se a medida está bem além do padrão proposto,causando um desequilibrio, então temos uma noção do que é mal, e essa teoria basica pode ser aplicada desde do simples gesto de comer até a forma de se comportar com os outros.

Vemos que a pratica do mal sobrepuja a do bem, mas que gratificação há em praticar o bem se não houver dificuldades para pratica-lo?

Vejamos a posição dos seguintes filósofos:


Heráclito – nós vemos os opostos (bem e mal) è Deus vê harmonia.


Demócrito – a bondade não é uma questão de ação; depende do desejo interior do homem. O homem bom não é o que pratica o bem, mas o que deseja praticá-lo sempre.


Protágoras – "O homem é a medida de todas as coisas" è Cada um tem o direito de determinar, por si, o que é o bem e o que é o mal. è CAOS


Sócrates – o mais elevado bem que se pode medir tudo é o conhecimento.


Platão – o mundo dos sentidos, doutrinava ele, é irreal, transitório e mutável. Eis o mal. O verdadeiro mundo das idéias puras e imutáveis é o do bem.


Aristóteles – o bem é a atitude racional para com as sensações e os desejos.


Estóicos – o mais alto bem do homem está em agir em harmonia com o mundo.


Santo Agostinho – o mal é ausência do bem, da mesma maneira que as trevas são a ausência da luz.


Abelardo – justiça e injustiça de um ato não estão no ato em si, porém na intenção de quem o pratica.


Santo Tomás de Aquino – o mais elevado bem é a concretização de si mesmo conforme Deus ordenou.


Thomas Hobbes (materialista) – aquilo que agrada ao homem é bom e o que lhe causa dor ou desconforto é ruim.


Espinosa – o esforço de se preservar é um bem; o que entrava esse esforço é um mal.


Kant – se o agente pratica o ato com boas intenções, respeitando as leis morais, o ato é bom.


E você o que deseja seguir? O bem ou o mal? Concorda com os filosofos? Vamos a discussão!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conectando...

Não deixe que o passado estrague o seu presente ou retarde o seu futuro.

''aspas''